quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Visão na viação

Fico espantado, maravilhado e sempre perplexo quando oiço falar em "velocidade excesiva" como razão principal para os acidentes que acontecem nas estradas do nosso país. Esta fácil justificação vem demostrar que, em matéria de trânsito, somos dotados de um sistema único e exclusivo no mundo que determina automaticamente a razão do acidente. Um sistema tão infalível que nem precisa de testemunhas, sejam elas presenciais ou através de câmaras de vigilância, porque obviamente a resposta será sempre a mesma: "velocidade excessiva".
Para o agente que organiza as estatísticas, e que à noite as distribui aos meios de comunicação social, isto passa-se da seguinte forma:

1. Idoso de Famões conduz a sua furgoneta tranquilamente a 20 km/h pelas sinusas estradas da Serra do Caldeirão. Mas não está sozinho, nesta viagem ele é acompanhado pelas cantigas do Quim Barreiros que saem do seu velho transistor. Eis que, de repente, a onda média do rádio desintoniza, e o idoso, na ânsia de procurar um posto melhor, desvia os olhos da estrada e faz uma entrada acrobática numa ravina, acabando por sucumbir aos ferimentos de uma cambota espetada no miocárdio. O agente da autoridade desloca-se ao local e, porque não pode perguntar ao morto como é que aquilo aconteceu, aponta "velocidade excessiva" como causa mais provável no seu relatório.

2. Jovem do Montijo passeia o seu Fiat Punto tonificado às 23h numa sexta-feira à noite pelas belas estradas da sua terra. Leva apenas 2 amigos no carro porque, apesar dos documentos apontarem para 5 tripulantes, o espaço que resta na viatura do jovem está ocupado por 5 amplificadores de 1220 watts de potência cada. Na ânsia de mostrar aos amigos o novo conjunto de lâmpadas fluorescentes que comprou e que combinam cromaticamente com o feixe de luz que sai das bainhas laterias, acaba por ficar encadeado pelas suas próprias luzes e espeta-se numa vala. Apesar de terem cegado o condutor, as luzes permitirem uma fácil identificação do local do acidente. Para a estatístistica ficam 3 mortes por "velocidade excessiva".

3. Uma executiva de 40 anos de Lisboa, vencida pelo cansaço de duas directas onde teve que preparar uma reunião para um Conselho de Admnistração que requereu a mesma com carácter de urgência mas que à última hora decidiu remarcar a mesma para duas semanas mais tarde mas com carácter de urgência, desloca-se na 2ª circular da cidade e acaba por adormecer ao volante. Espeta-se contra o separador central e leva dois benfiquistas que atravessavam a mesma para se deslocarem ao Estádio da Luz. O agente da autoridade, como não consegue questionar a falecida, fala em 3 mortes causadas pelo "excesso de velocidade".

A brincar a brincar, é mesmo assim que este país é visto pelo mundo das estatísticas dos acidentes de viação. Quase tudo cabe dentro da categoria "velocidade excessiva". Se olharem para elas vão reparar que há apenas 4 grandes motivos de mortes na estrada: atropelamento, velocidade excessiva, álcool e manobras perigosas. Mas todos sabemos que faltam outros como a sonolência, distracção e a mais usual de todas: a estupidez humana.

7 comentários:

Carla Ferreira de Castro disse...

E os velhos Magoos que entram no sentido contrário dos ICs e até autoestradas, que circulam sempre a 60kms por hora, até nos cruzamentos e entroncamentos?
Esses são dos que mais me assustam! Têm médicos de família amigalhaços que lhes passam o atestado para a renovação da carta e depois é até à desgraça.

Anónimo disse...

Gostei muito.....heheheh.....abraço


sequin

Anónimo disse...

Eu tb gostei muito!...ehehehe...só foi pena estampares-te com a "viacção"...mas é um acidente de pouca importância, foi só chapa...

Kinder disse...

Tem toda a razão sim senhor, mais do que uma gralha, assumo o erro ortográfico. Mas já o emendei antes que a minha mãe visse tal impropério gráfico.

Sérgio Mak disse...

Atropelaste a gramática e gracejas ainda por cima. És um perigo nas auto-estradas da escrita, deviam apreender-te a carta de blogger.

Sim, porque toda a gente sabe que fazes os teus posts com álcool no sangue. Aliás, é a única justificação plausível para os mesmos...

Anónimo disse...

E gajos extremamente baixos que por não chegarem aos pedais, não conseguem travar??
Estes acidentes também ninguém fala.
E gajos que ao espirrar levantam a cabeça e ficam momentaneamente cegos pela enorme pretuberancia que se convencionou chamar de nariz?

Kinder disse...

Tem toda a razão, caro Reinu.