quinta-feira, setembro 27, 2007

Espectáculo na Auto-Estrada

Aqui há atrasado, num post de Cuga, lembro-me dela ter dissertado sobre os painéis informativos que avidamente pululam as auto-estradas portuguesas. Lembrei-me desse post porque ainda hoje, quando conduzia o meu tractor pela A15, eis que sou brindado com uma informação bastante útil: "Atenção! Acidente a 2 Km". Mas o que me deixou perplexo foram os dois sinais, cada um deles ladeando as frases. Nada masi nada menos do que um sinal de perigo (um triângulo invertido) ilustrada com um símbolo nada usual. O quê perguntam vocês? Não era um automóvel nem um ponto de exclamação, nem um sinal de vários carros em fila simulando tráfico, era nem mais nem menos do que uma caneca de cerveja com espuma a sair.
Eu que sou um rapaz encartado, com anos de estrada, com quilómetros de asfalto nas mãos, nunca havia chocado de frente com tais simbologias.
Será que a Brisa tem um departamento gráfico a quem passa briefings para uma resposta pronta imediata para criativos que fazem layouts de painés informativos?

-Rapazes, temos um acidente ao km 15 da A5.
-E qual é o motivo?
-Ainda não sabemos, estamos a deslocar uma viatura até ao local para averiguar.
-E pá, mas assim não me estás a dar um briefing em condições, com que material é que trabalhamos?
-Ponham qualquer coisa.
-Qualquer coisa? Mas agora isto é vira o disco e toca o mesmo?
-Eh pá, tem de ser rápido, já estou a ver um ligeiro abrandamento. A viatura está parada na faixa do meio. Ponham tipo assim uma coisa: "Atenção! Acidente a 2 km. Conduza com prudência."
-Estás a brincar, certo? Não venho trabalhar para aqui para fazer mais do mesmo todos os dias. As pessoas estão cansadas de ver sempre a mesma coisa nos paineis. Elas querem ver coisas diferentes, algo que lhes diga mais do que a própria informação em si. Um painel é sempre mais do que um painel.
-Então o que propõem?
-Deixa pensar um pouco.....hum...
-Não pode ser "Atenção. Combota partida a 2 km!"
-Já fizémos.
-E "Atenção! Condutor alcoolizado a 2 km"?
-Fizémos ante-ontem.
-Ok. E "Cuidado! Viatura bloqueada na faixa do meio a 2 km!"
-Mas qual é a parte que não ouvistes? As pessoas não querem realidade, querem entretenimento. Querem sensações, emoções, querem que algo as desperte da letargia que é a condução em fila de pára-arranca. ainda por mais não gosto da palavra "Cuidado!"
-Olha, recebi agora a informação da nossa viatura de que o condutor é idoso e teve um colapso cardíaco. Estão a chamar a ambulância e os para-médicos agora mesmo.
-Ah...Finalmente. Que grande ideia.
-Então?
-Leva lá isto para os rapazes do grafismo para colocarem nos painéis: "Não perca! Episódio de Anatomia de Grey a 2 km!".

1 comentário:

Carla Ferreira de Castro disse...

Obrigada Kinder por me asseverares que ainda não enlouqueci... Faço a A6, em ambos os sentidos, 3 vezes por semana e, às vezes, leio coisas que penso serem produto de miragens, visto tratar-se do Alentejo. (Já para não falar das travagens a fundo por causa das vacas tresmalhadas!)