quarta-feira, outubro 12, 2005

A Anita vai ao hi5

Eu odeio o hi5. É uma atitude. Tu, o único que lês este blog, até podes achar este comportamente algo impulsivo, perigoso e com presumíveis resultados catastróficos. Ai que o homem está a perder-se para a vida activa, pensas tu. Mas é uma grande verdade, eu não suporto o hi5. Aliás, considero a aplicação mais falaciosa da internet. Antigamente julgava-se que as salas de chat, IRC ou até mesmo o messenger eram perigosas formas de ocultismo. E porque ninguém nos via, assumíamos um sexo, profissão e vida totalmente diferentes das nossas. Quem é que, por instantes, já não foi gaja, teve um nick como “Lady Die” e tentou engatar brasileiras? Quem é que, como tu que gostas de te mascarar de mulher no Carnaval, não descobriu a veia gay e gostou? Eram bons tempos, em que nos escondíamos atrás de um teclado e em que poderíamos cometer o crime da pedofilia sem o sabermos.
O hi5 representa a morte da palavra como instrumento de persuasão. Agora é a imagem que vale. E vale mais que um milhão de palavras. Com o advento da tecnologia video-fotográfica, já ninguém tem vergonha de mostrar a cara. E mostra-a com orgulho. Mas não só. Basta navegar um pouco para encontrar fotos com o resto do corpo: mamas, mamilos, decotes, fios-dental, músculos nas suas diferentes formas, piercings, tatuagens escondidas e fotos sensuais às pazadas são imagem de marca das Anitas, Luísas, dos Carlos e das Mafaldas que andam por lá. Resumindo, o hi5 é o mundo da foto erótico-sensual amadora.
Outra característica comum é que na fotografia não há momento para a tristeza. As fotografias servem para registar apenas as coisas boas. E quem diz coisas boas, diz gajas boas. Elas são todas lindas e eles são todos puros-sangue.
O hi5 foi em Agosto o site mais visitado no mundo. Todos os dias, milhares de pessoas acedem, outras milhares inscrevem-se. Nesta seita, somos cada vez mais o que significa que cada vez mais nos sentimos sozinhos.
O hi5 é ainda a aplicação que está a revolucionar até o fechado núcleo da fotografia. Há quem fale na introdução de um novo plano nos manuais e cursos fotográficos: o plano ou “pose hi5”. Este consiste basicamente em mostrar em grande plano o melhor de nós. A partir de agora, quando alguém pedir “Eh pá, faz aí uma pose hi5!” o resultado só pode ser mostrar as mamas ou a peitaça depilada e musculada. Para todos os outros, cuja beleza interior não pode ser fotografada, há o recurso a fotos de personalidades conhecidas, bonecos, cartoons, naturezas mortas e paisagens. É fácil de encontrar um tipo chamado Luis com cara de Brad Pitt ou uma Luisa com cara de Lisa Simpson. Mas a vasta maioria é fã de si propria.
Há uma grande razão para este fenómeno: todos querem ser objecto de adoração, por outras palavras, a malta quer é ser comida. Como diz um conhecido: “aquilo é só gajas boas, um tipo lança a escada a 300 tipas giras e há sempre umas que caem.” Eu não tenho nada contra isso. Mas tenho o hi5 há cerca de 3 meses e ainda não tive a minha parte da janta. Acho que vou trocar a minha foto por uma do Oblikuelu para ver o que acontece.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola Ana .. tas boa? Bem..adorei o teu comentario ;) mto bem mto bem , beijao para ti linda fica bem *