quarta-feira, junho 20, 2007

Novo aeroporto Internacional de Lisboa!

Em altos voos andam os senhores que fazem os estudos da localização do novo aeroporto. Soube-se que, em dez anos, se gastaram cerca de 143 milhões de euros (mais coisa menos coisa) em cerca de 143 estudos (mais coisas menos coisa) que por sua vez, conduziram a outros estudos, onde se irá certamente gastar mais e mais euros em...estudos. Os resultados, a ver pelo que para ai se diz, são inconclusivos. E vão levar a mais seis meses de estudos. Esta paragem para estudar, para meditar e reflectir sobre o novo Aeroporto é talvez para calar os contestatários e não haver barulho, numa altura em que o PS anda a querer ganhar a câmara de Lisboa. E certamente que tanta inconclusão é alimentada pelos próprios estudiosos. Isto é um bocado como aquele médico de província, que ao passar o testemunho ao seu filho também médico, este lhe aparece e diz "pai, sabes aquele senhor que cá vinha todos os meses com febres altas e que lhe davas uns anti-piréticos?" "Sim", "Descobri o que é. Tinha uma carraça atrás da orelha, tirei-lhe-a e tenho a certeza que vai ficar bom." "Ainda bem, mas quero ver como é que isso te vai ajudar a pagar as contas no final do mês".
Os estudiosos do aeroporto, alimentam a indecisão e criam a necessidade de novos estudos.
Os engenheiros, mais ou menos sérios, uma vez que são seres por natureza pragmáticos e têm a experiência prática no terreno, juntam-se aos pareceres dos consultores. Os consultores que nada mais fazem do que opinar sobre tudo e sobre nada, sem na realidade ajudarem a chegar a conclusão alguma, até porque não sabem e não fazem nada senão opinar. São um pouco como os advogados, que nunca dão direcções, apenas seis ou sete caminhos, mas no caso dos advogados estes sabem de leis, e os consultores no fundo não se sabe bem o que sabem. Sabem ganhar dinheiro. E todos nós, mesmo sem querer, sabemos pagar.
Os estudos são assim uma mistura de coisas concretas de engenheiros com coisa alguma de consultores (e alguns economistas, arquitectos e etc) e como tal, levam a mais estudos. É talvez por haver tanta gente a dar pareceres que o novo aeroporto, tarda em aparecer. Sim, já lá vão dez anos de estudos.
Acho que com as eleições para a câmara se deveria também referendar a localização do novo aeroporto. Mal por mal eu devo perceber tanto de aeroportos como os que opinam. O É a Vida, já começou a sondagem. E como blog democrático que é, aceita mais sugestões vossas. Eu por mim fazia o novo aeroporto no Terreiro do Paço, que é uma zona bem central e que um dia eventualmente terá metro. É só deitar abaixo, uns quantos prédios cheios de ministérios e políticos ociosos que por ali persistem e já está.

Sem comentários: