quarta-feira, março 14, 2007

Vou arrancar um prémio à força nem que um dia tenha de cagar uma pedra que hei-de amar

Para aqueles que sorriam perante o túmulo da Literatura Portuguesa, eis que hoje chega a notícia mais importante depois do nascimento de Cristo: António Lobo Antunes recebeu um prémio. Regojizemos então. O maior galardão literário da lusofonia, o Prémio Camões 2007 no valor de 100 mil euros, é seu. O nosso blog conseguiu por meios ilícitos aceder ao texto de agradecimento que António Lobo Antunes vai partilhar no momento em que receber o cheque:

A todos.
Não te mandei largar isso?
calada eu
- Pai
julgo que eu
- Pai
sem entender que eu
- Pai
eu apenas
- Pai
eu
- Paizinho
e logo eu
- Paizinho
- O que estás a fazer?
respondia logo
- Estou a abrir uma cova até ao centro do mundo
e podem rir-se à vontade que não me perturba, eu sei, eu sei que todos na cova até ao centro do mundo, sobrávamos cá em cima o meu velhote e eu e não preciso de lhe apertar a mão quinze nem sete nem uma vez sequer dado que os palhaços acabaram, estão a chegar os cavalos e eu sem medo nenhum, sem necessitar de você, eu sozinha no meu lugar em paz, eu serena, à medida que os penachos passavam por mim num galope feliz

A escolha do Brasil para o anúncio da distinção também não é inocente. Há quem justifique que a entrega do prémio também poderia ser feita aqui, obrigando António Lobo Antunes a ausentar-se do nosso país para ir colectar a pasta.
Curiosamente, as autoridades brasileiras - num acto vingativo e irreflectido por terem visto os seus actores preteridos pelo jurí - aproveitam para libertar José Militão nesse dia. Nesse caso, teríamos aqui um triângulo dramático digno de um Nobel: Português chega ao Brasil, recebe um cheque de 100 mil euros e acaba os seus dias a fazer cimento num bar em Fortaleza. Título: "Eu hei-de amar uma laje".


4 comentários:

Kinder disse...

Excerto de uma página - aleatória - do livro "Eu hei-de amar uma pedra", uma obra que mais parece ter saído da sanita em vez da cabeça de alguém.

Anónimo disse...

Eu acho que ele já ama andar pedrado há bastante tempo...

Catarina Matos disse...

É como o pessoal com pedra nos rins. Fartam-se de partir urinóis.

Carla Ferreira de Castro disse...

Acho que o Lobo Antunes devia ser o convidado de honra do festival da Pedra que se vai realizar numa dessas cidaes do Norte que terminam em "eira", ou "ão"