quarta-feira, outubro 24, 2007

Há 50% de probabilidades de você ler isto

Eu gosto de estatísticas. Vibrei com o facto de Portugal ter atingido um défice de apenas 3% do PIB ou de viver num país onde 80% dos seus habitantes não colocaram um pé, ou dois, numa biblioteca durante 2006.
Sou daqueles que, para agilizar qualquer conversa de café, coloca logo quatro ou cinco factos indismentíveis em cima da mesa só para desanuviar o ambiente. É sempre reconfortante depois ver as pessoas de boca aberta, espantantadas não só com o meu brilhantismo mas com o facto de eu ocupar os meus neurónios a decorar números avulsos sem qualquer significado. Gosto tanto de estatísticas, percentagens e probabilidades que, logo pela manhãnzinha ao pequeno-almoço, respeito o delicado equilíbrio de 30% cereais, 10% de leite, 20% fruta e 50% sono.
E foi com agrado que encontrei um site que contém uma lista de probabilidades de tudo o que nos pode, ou não, vir a acontecer na vida. Aqui vão as mais interessantes e que podem vir a dar algumas horas divertidas no serão de muitos lares do nosso país:

-Probabilidade de um meteorito destruir a sua casa : 182,138,880,000,000 para 1
-Probabilidade de morrer afogado numa banheira: 685,000 para 1

-Probabilidade de namorar uma top-model: 88,000 para 1
-Probabilidade de namorar um milionário: 215 para 1

-Probabilidade de ser atingido por um relâmpago: 576,000 para 1
-Probabilidade de morrer por ter sido atingido por um relâmpago: 2,230,000 para 1
-Probabilidade de apanhar hemorróidas: 25 para 1

-Probabilidade de estar num avião pilotado por um um piloto alcoolizado: 117 para 1
-Hipótese de morrer num acidente de avião: 1 em 354,319
-Hipótese de ser morto por peças caídas de um avião: 1 em 10,000,000

-Probabilidade de avistar um OVNI hoje: 3,000,000 para 1
-Probabilidade de ser considerado possuído por Satanás: 7,000 para 1

-Probabilidade de ser canonizado: 20,000,000 para 1


E assim se chega à conclusão de que a vida não é 100% justa.



7 comentários:

Anónimo disse...

Depois de um post destes, existe 99% de probabilidade de eu nunca mais cá meter os pés. Ou os dedos. Ou os olhos.

Anónimo disse...

Existe 100% de probabilidade de amanhã a sondagem ainda ser sobre o Santana Lopes. Que me caia um relâmpago na cabeça se assim não for...

Sérgio Mak disse...

Eu ia dizer sem comentários, mas já cá haviam dois...

Anónimo disse...

Há sempre uma estatística desconhecida que espera por si. Isto poderia ser o slogan de venda de serviços de qq agência de comunicação. O que tenho assistido é que podemos obter estatísticas completamente antagónicas dependendo do tipo de sondagem (uma espécie de estudo) efectuada.
Desta forma, deparo-me com os meus pensativos botões em trocas de argumentos, que, invariavelmente, apontam para o facto de que quando o Homem quer a obra nasce, sempre sustentada em qq sondagem, mesmo que encomendada para o efeito.

Anónimo disse...

Este Peter Pan é mesmo esperto...e como escreve bem...

Anónimo disse...

Aqui vai mais uma estatística:
100 % dos divórcios começam com o casamento.
O casamento é a causa número 1 para o divórcio, estatisticamente...

Anónimo disse...

Agradeço SE FAZ FAVOR. Mas não tenho ambições de esperteza, muito menos da nacional-chico-esperteza, para a qual ainda não fizeram uma sondagem estatística, porque talvez tb não interesse.
Apenas cultivo algum gosto pela observação crítica do que nos rodeia, como qualquer mente infantil, e que atinge um expoente elevado nos frequentadores deste meio que É A VIDA, e ainda maior nos seus escritos.
Venham mais postas, que a malta gostas - afinal já não escrevo assim tão bem...