segunda-feira, dezembro 10, 2007

A Rua da Desgraça Infantil

Não sei em que tempos é que vivemos – alguns podem dizer que estamos em Dezembro de 2007 – mas é certo que vivemos de forma muito diferente daquela quando éramos pequenos ou pequenas e inocentes petizes brincando sem malícia na rua do nosso bairro. Longe vão os tempos em que pedia às minhas primas para mostrarem o pipi e elas na sua inocência mostravam – hoje o truque não funciona com nenhuma delas, primas ou não, e eu acho que se deve à utilização do termo “pipi” – e longínquos parecem os tempos em que se podia fazer bêbado, a pé, desde a Av. 24 de Julho até ao Campo Grande, às 5 da madrugada. Era uma questão de prioridades, era preferível beber do que estoirar num táxi para casa. Hoje em dia, às 5 da manhã podemos ser assaltados na via pública por bandos de tipos ainda mais drogados do que nós e ganhar um enxerto de porrada de bónus. Hoje em dia, o táxi também não é alternativa. Sendo, alguns dos motoristas nocturnos, toxicodependentes, estão sempre prontos a sacar mais dinheiro do que deviam ou a tentarem assaltar-nos à mão armada ameaçando-nos ainda que basta carregarem num botãozinho debaixo do tablier para accionar a emergência. As opções são poucas: ou damos o dinheirinho ou somos escavacados por uma horda de taxistas sedenta de vingar a morte de um colega qualquer.
Isto tudo para explicar que os tempos são outros. Vivemos na rede social da internet, com a vida exposta a todos, com pornografia, pedofilia e comportamentos bizarros acessíveis a uma multidão. E com tantos perigos à espreita, a sociedade tenta auto-regular-se. Vai daí, a “Rua Sésamo”, que foi lançada este Natal em DVD nos Estados Unidos, foi classificada para maiores de 18 anos.
Todas aquelas personagens que víamos enquanto crianças, que eram exemplos de crescimento são agora os piores exemplo para as crianças de hoje. Acontecem situações na série que hoje seriam impensáveis: logo no primeiro episódio, uma criança ficava amiga de um desconhecido que a convidava a comer leite com bolachas em sua casa. O tão conhecido “Monstro das Bolachas” tornou-se neste momento o grande pedófilo da “Rua Sésamo”. Pior, este mesmo personagem, devido a uma alimentação desequilibrada à base de bolachas acumula ainda o problema de ser um incentivo para maiores distúrbios alimentares infantis. Não nos esquecemos de que neste momento há mais obesos no mundo do que pessoas com fome, e isso não deve ser encorajado. Por outras palavras, o “Mostro das Bolachas” bem podia ter o cognome de “Badocha Pedófilo”.
Mas não se ficam por aqui. Há uma cena em que Egas pede a Becas que lhe passe o sabão nas costas quando este está no duche. Rebentou logo a polémica de que os dois são homossexuais. Para além de nunca se ter conhecido qualquer namorada, eles permanecem juntos, vivendo na mesma casa durante vários anos. É claro que em relação ao “Pôpas”, há comportamentos que me parecem suspeitos, ao ponto de o achar um rabilas de primeira. Aquele gingar de anca e agitar de asas, não engana ninguém. Pior, é bicho para estar sempre no bico.
Depois dos Teletubies, da Rua Sésamo, do amigo da Heidi e de algumas suspeitas nas Tartarugas Ninja, é caso para dizer que não sabemos o que dar às crianças. E aí voltamos ao início do post, se fosse como era no meu tempo, era distribuir chapada por essa fronha. A ver se não cresciam mais saudáveis e equilibrados como eu.

4 comentários:

Carla Ferreira de Castro disse...

Cá em casa chamamos carinhosamente a esse método antigo e eficaz o "talk to the hand"! Oh Kinder os teus posts andam muito longod e fecundos, estás de sabática?

Sérgio Mak disse...

Tu não Popas ninguém pá...

Anónimo disse...

Caro Kinder, tens toda a razão: ainda no outro dia, confortável na minha árvore com parabólica, assistia descansado a mais um episódio dessa clássica série DORAEMON, e eis que acontece... Nem queria acreditar no que estava a ver. O inocente herói NOBITA põe a mão por baixo da saia da SHIKUSA, com o pretexto de lhe estar a espantar uma abelha atrevida... Oh, meus amigos, isto é que é uma série clássica para a faixa etária infantil? Qualquer dia tenho a Tinker Bell a desabrochar com tanta formação lúdica e infantil, supostamente!

Kinder disse...

Inacreditável. É lamentável que determinados programas com conteúdos impróprios sejam transmitidos sem o espectador estar devidamente informado.



A que horas dá?