sexta-feira, março 31, 2006

Que desgraça! Acabou a pátria alternativa!

Ser Espanhol. Está é a ambição secreta de muitos portugueses. Que é contrária à ambição secreta de muitos espanhóis, que não querem ser espanhóis.
Então e agora?
O que vão fazer esses tugas "aspanholados" que andavam com os touros (do vinho do Porto bem Português, Osborne), e os Sandeman (do também vinho do Porto) nas traseiras dos seus carros, a gritar aos sete ventos que um dia se fartavam disto e iam para Espanha (sem nunca irem): Que lá é que aquilo era, um nível de vida superior, numa nação evoluída, etc e tal.
E agora?
Vão para onde? Ou melhor, dizem que vão para onde?
Começou o fim. A Catalunha viu aprovada por maioria a possibilidade de ir a referendo a sua autonomia. E é já em Junho. Segue-se com certeza o País Basco.
E depois, talvez a Galiza. E talvez Aragão se queira ver livre de Castela. Quem sabe se de Espanha sobram as Astúrias com os Ursos , Navarra , e Castela na Espanha Norte. E depois para o Sul Temos a Espanha do Sul ou Espanha Mediterrânea com a Mancha do Quixote, a Estremadura e a Andaluzia com os bailarinos dos folhos.
E o rei? O rei nunca devia ter sido. Foi lá posto pelo Franco, após um simpático exílio lá para as bandas de Cascais, depois de (ter) morto o seu irmão mais velho (no tal “acidente” de caça). E se nunca devia ter sido, é natural que deixe de ser. Ou então fica o rei de Madrid.
E os Tugas que não gostam disto? O que vão querer ser agora? Marroquinos?


2 comentários:

Kinder disse...

Caro Reinu, nós já vivemos em Marrocos -de-Cima. O que eu gostaria de ser era Finlandês. Acho que é isso, Finlandês. Falar como se tivesse sempre sabão na boca, ter o último telemóvel da moda, ir a um hospital, ser atendido logo e por uma enfermeira com dotes físicos que saltem à vista, de ter uma reforma de milhares de euros para ir estoirá-los em bojecas e gajas sob o sol intenso, sereno e melancólico de Portugal.

Sérgio Mak disse...

Acho que devíamos ser todos galegos... Era de maneira que começávamos a usar mais o X no nosso vocabulário...