quinta-feira, março 02, 2006

Brokeback Mountain

Depois da nossa crítica cinéfila para o filme “Matchpoint” de Woody Allen, apresentamos o mais sério concorrente aos Oscares, o "Brokeback Mountain".

Como é que acaba:
O tipo apanha peste suína africana e morre.
Classificação (de 0 a 10): 2
Comentários:
A primeira sensação estranha começa logo quando o filme termina. Uma pessoa sai da sala de cinema não a falar do filme mas sim a olhar para trás. Haverá razão? Claro, este filme é uma depravação de trás para a frente. Ou será só atrás? Bom, avançando.
Não fica nada a apontar à montagem do filme. Um espectáculo. Tudo foi muito bem montado. Mas para um filme de cowboys, senti muito a falta de índios, de tiros, perseguições a cavalo a comboios e dos pianos dos saloons. Para compensar, achei que tinha coboiada a mais.
Quanto às cenas mais violentas, não dá para perceber se houve recurso a duplos, mas quem vê aquilo assim a frio, tem a sensação de que há cenas em que podiam colocar em perigo a integridade física dos actores.
Mas o que me irritou muito foram as ovelhas. Uma pessoa quando pensa em cowboys pensa logo em vacas. Mas a visão do realizador foi outra. Por se tratarem de cowboys especiais, o Ang Lee decidiu substituir as vacas por ovelhas. Até eu, que sou um homem da cidade, sei que o pastor, ande ele a pé ou montado, prefere sempre uma ovelhinha a uma vaquinha.
Em relação ao enredo, aquilo tem uma história que não se percebe bem. Ou então fui eu que não tive olho para a coisa. Mas há quem tenha.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito Bom! A melhor cr�tica at� agora. Os meus parab�ns!
Fiquei tamb�m com a mesma impress�o, devia ser um filme de pastores e n�o de cowboys. At� os produtores de queijo limiano sabem disso!!!