sábado, abril 01, 2006

Os últimos são os primeiros

Isto a propósito da linha de partida do piloto português de Formula 1, Tiago Monteiro, no grande prémio da Austrália. O jornalista do Diário Digital escreve que o piloto parte da 10ª linha da grelha. Quem lê até fica contente por saber que o nosso piloto está tão bem colocado para a prova. Mas fazendo bem as contas percebemos que o rapaz parte praticamente da última linha, ou seja em 20º lugar. A "engenharia financeira", a "Semântica numérica" e a "Criatividade Algorítmica" chega agora ao desporto depois de ter passado pela política.
Mas não está mal visto, não senhor. Esta é a melhor forma de falar sobre determinado assunto assumindo o positivo e olhando apenas para o lado bom das coisas. Nem que para isso tenhamos que recorrer à falácia, à demagogia e à deturpação.
Portugal é frequentemente citado como um dos piores países da União Europeia. Poderíamos aumentar exponencialmente o orgulho nacional ao utilizar a "criatividade numérica", invertendo os dados pessimistas em estatísticas brilhantes.
Dizer que Portugal é um dos piores países da União Europeia (dos quinze) não está certo. Porque não dizer que somos o 14º melhor país da Europa? Afirmar que a República Checa ultrapassou Portugal nos índices de desenvolvimento e poder de compra é uma falsidade. Portugal, tal como um bom corredor de fundo, deixa os seus adversários subir um posto para os cansar e depois humilhá-los com uma grande ponta final à Fernando Mamede.
Portugal é o país da Europa da União com índices elevados de iletracia? Errado. Dos países da Europa que começam com a letra "P" e acabam em "al", somos os melhores. Isso ninguém nos tira. Temos de acabar com estes números mesquinhos que não nos conduzem a lado nenhum. Ponham os olhos no Tiago Monteiro. Ele bem pode partir sempre em último mas é o melhor português da Fórmula 1.

2 comentários:

Sérgio Mak disse...

O Tiago Monteiro só está na F1 para humilhar a memória do Pedro Lamy. Agora temos um gajo certinho que com um carro de merda parte sempre dos últimos lugares, mas consegue bravamente terminar todos os grandes prémios, garantido que os patrocinadores conseguem ser vistos as voltas todas...

Q menino, q copinho de leite...O Lamy, apesar de ter cara disto que acabei de escrever espatifava cronicamente o seu chaço, chegando a enviar pneus para as bancadas (creio que em Inglaterra). Isso sim, era ser aventureiro. Ai dás-me um carro de merda? Então eu devolvo-te em puzzle para completares.

A malta via os GP's só para ver como é que o Lamy se espetava, sempre de maneira mais espectacular q a anterior...Assim, bah é rezar q haja um GP só com 2 carros para o Tiago vencer o parceiro para delírio da nação. Caso contrário é mesmo isso, é virar a classificação final ao contrário e o gajo vem sempre em primeiro...

Unknown disse...

Também é o único?!