quarta-feira, abril 05, 2006

Socorro! Pirata informático a estibordo!!!!!

Longe vão os tempos em que “piratas” eram uns homens malvados do mar, assim maus como as cobras de água. Durante anos tinham aquela imagem de pessoas sem escrúpulos, que saqueavam, matavam, mutilavam. Mas depois os filmes antigos vieram logo desmistificar essa imagem tornando-os nuns tipos capazes de proezas heróicas, de compaixão, de amor. Até mesmo ao antigo “pirata-do-ar” dá-se agora o nome de “terrorista”. E longe vai o tempo em que “pirata” era uma criança traquina. “Ai, o meu mais novo é um pirata”, era sempre dito com afecto, entre o risinho e aquela pequena repreensão. Ou seja, era bom sinal.
Hoje em dia, um “pirata” é um tipo que se esconde atrás de um IP, num computador e que partilha ficheiros. A Associaçao Fonográfica Portuguesa (AFP) apresentou à PJ - com grande pompa e circunstância em frente a um batalhão de jornalistas - uma lista de 28 indivíduos que partilhavam centenas de ficheiros utilizando programas como o Kazaa, DirectConnect e Emule. Mas a queixa é feita contra desconhecidos porque a AFP não sabe quem são. Mas acha que a PJ pode ir atrás deles. O que não deixa de ter a sua piada. Porque a PJ nem dinheiro tem para a banda larga, para a gasosa dos automóveis, para as portagens nem para comprar disquetes quanto mais capacidade para ir atrás de uns tipos que trocam de endereço electrónico como quem muda de camisa eliminando logo no início qualquer tentativa de busca.
O principio é simples. Todos os computadores na rede têm uma morada tal como uma casa numa cidade. Mas imagine o que seria pegar na sua casa e escondê-la, mudar para outro lado ou pura e simplesmente apagá-la. Se fosse fácil descobrir, há muito tempo que redes de pedofilia, drogas, tráfego humano, de orgãos e a simples pirataria de ficheiros estariam irradicadas do planeta.

Até certo ponto, até concordo com esta busca de malfeitores informáticos. Nem que seja para manter algum nível na qualidade dos downloads. Encontrar ficheiros da Shakira, o “Dance Now” ou filmes com a Jennifer Lopez no computador de alguém deveria ser considerado crime com pena de prisão até 25 anos.

Brevemente, um post sobre porque sou a favor da pirataria. Mas vou mudar ali o meu endereço de IP e já venho. Entretanto fiquem com a opinião de um artista do meio sobre a pirataria.

http://clientes.netvisao.pt/pintosaa/Manifesto.htm

1 comentário:

Sérgio Mak disse...

Graças a deus, só faço downloads de pornografia... essas coisas de roubar dinheiro às pobres das editoras mete-me nojo...