segunda-feira, julho 09, 2007

Acção Social

Longe vão os tempos em que, quando era necessário marcar posição, reivindicar ou assinalar qualquer opinião social, era necessário fechar-se na casa de banho da RTP e ameaçar explodir tudo com uma bomba. Hoje as coisas no nosso país estão mais pacíficas e isso repercurte-se nas demonstrações de determinados grupos organizados.
Há dias assistimos a um exemplo claro de que a sociedade civil tornou-se mais criativa e assinala alguns dias de uma forma mais descontraída. Depois do homem que andou a correr para trás na Rotunda de Lisboa por causa das crianças desaparecidas, tivemos ontem o apogeu das iniciativas de apoio a causas sociais. Uma organização quis celebrar o meio caminho percorrido com vista à meta estabelecida pelos Objectivos do Milénio, que é apenas a eliminação da pobreza mundial em 2015.
A forma encontrada para celebrar o dia é sui generis. Greve de Fome? Calcorrear a N125 do Algarve de joelhos? Espremer borbulhas das costas do António Costa? Não senhora, esta organização optou por dar um sinal equívoco à sociedade e ao mundo de que a pobreza é um mal que necessita de ser irradicado. E nada melhor do que um gesto assertivo que volte a colocar i assunto em cima da mesa a nível global. E o gesto encontrado foi: um mergulho no mar! É isso. "Eh pá, já que estamos todos aqui na praia, vamos ali dar um mergulho pela pobreza. Depois vamos comer um geladinho pela fome no mundo, mordiscar uns caracóis regados a cervejolas para mostrar ao mundo que não nos esquecemos do problema do aquecimento global".
Se isto agora é assim, então nada melhor do que aproveitar a embalagem e manter o mesmo espírito solidário. Hoje vou levar a cabo uma iniciativa lá em casa com a minha mulher e que mete cama. Tudo em prol das mulheres vítimas de tráfego sexual, ali indefesas, tantas delas a necessitar de carinho e colinho, são ainda vendidas como carne por pessoas sem escrúpulos e coração algum. Espero que a minha mulher não se negue e participe activamente nesta iniciativa solidária. É que é pelo bem da Humanidade.

7 comentários:

Anónimo disse...

E já agora qual é a organização, podemos saber kinder?

Carla Ferreira de Castro disse...

E, já agora, a iniciativa inclui outras cidadãs? É que eu hoje fiquei de jantar com a tua mulher e começo a temer que a noite venha a tomar um rumo absolutamente inesperado!

Kinder disse...

Calma, calma!
Isto está a correr melhor do que esperava. Assim foi ter que apelar a uma maior intervenção social e chamar os meios de comunicação social para cobrir o evento. Cobrir, no sentido de, cobertura.

Carla Ferreira de Castro disse...

Só se for o euronews com a legenda "No Comments", ok?

Reinu disse...

Posso participar?? Levo a minha Maria que ela sempre foi muito participativa e já agora, faz anal.

Anónimo disse...

Faz, mas faz mal.

Reinu disse...

como é que sabes??