segunda-feira, novembro 28, 2005

Avolumados prejuízos

Uma companhia área norte americana chegou ao fim do seu exercício anual e tinha gastos superiores em 350 milhões de euros ao que seria a média esperada de uma companhia área europeia com uma dimensão semelhante. Estranho, dizem vocês. Estranho?? Respondo eu com uma pergunta, seguida da verdadeira resposta: este gasto extra prende-se apenas com um facto. O facto de os Americanos serem obesos e pesarem mais que os seus congéneres europeus. O gasto extra de petro gasoil de aviação e de alimentação, justificam essa diferença. Há até alguns senhores que pagam dois lugares par viajar, tal é o espaço que ocupam.
Isto leva-me também ao facto de cerca de 40% dos portugueses serem actualmente considerados obesos. Isto de acordo com as tabelas de obesidade (tabela de Hampi Gee) que nós europeus utilizamos. Acresce que destes 40%, cerca de 5% são já considerados como sofrendo de obesidade mórbida.
Proponho que o pais emagreça. Ou seja para além de apertar o cinto, vamos criar medidas para apertar as calças. Aumenta-se o preço dos bens carregados de gordura, aumenta-se o preço dos tamanhos extra das roupas e vamos ver se a malta não começa a emagrecer. O cozido à portuguesa é abolido e o prato nacional passa a ser: cozido vegetariano com galinha. Abaixo a sandocha de coiratos e torresmos. Abaixo o queijo da Serra e viva ao queijo fresco de leito magro. Acabem com o porco preto e viva o porco branco alimentado com saladas. Viva a galinha de aviário alterada geneticamente para conter menos colesterol. Abaixo a doçaria conventual. Morte ao pastel de Belém. Genocídio para todas as formas de enchidos (do chouriço aos maranhos).
Assim ajudaremos a nação a ficar mais elegante e quiçá se não ajudamos a nossa TAP a prosseguir na sua rota dos lucros.

3 comentários:

Kinder disse...

Cá para mim o Reinu quer transformar este país num reino de rabetas.

Sérgio Mak disse...

A culpa é do esquadrão G, cada vez tem sido mais dificil encontrar um GNR com pança e bigode nos arredores de Lisboa...é um sinal dos tempos.


PS - A uma hospedeira da TAP (especialmente nos vôos de longo curso) paradoxalmente já se chama um coirato - algum pêlo, alguma gordura e muito pouco que se aproveite...

Reinu disse...

Ao que parece Se Faz Favor, acusa-me de ser ou estar a começar a ser um obeso. É falso. Sou um falso obeso. Sou sim, extremamente compacto e musculoso para a minha altura, o que dá efectivamente a ilusão que sou obeso. No entanto, não sei que mal lhe possa vir desse facto, para que me calunie e diga se eu devo ou não começar com medidas fritas ou cozidas. Não lhe admito. Ainda se tivesse que levar comigo em cima, ainda percebia, mas assim. E digo mais. Que estes comentários sejam utilizados como arma de arremesso contra os co-bloglers, acho muito mal. Pode até tornar o ambiente do blog muito pesado. Se Se Faz Favor insistir nesta linha difamadora, pode muito bem ter que sentir a mão pesada da justiça.