terça-feira, setembro 06, 2005

Gente importante

Quem uma vez ou outra na vida não endeusou alguém??
Ou o presidente da companhia que nos chama para falar connosco, ou aquela modelo podre de boa que achamos impossível estar ao nosso alcance, ou até um idiota qualquer que tem mais lábia do que nós e por ser mais extrovertido se chega à frente e diz umas balelas numa qualquer sala lá da nossa firma.
Pois é, mas são todos gente como nós e de nada vale temé-los e a próxima vez que o nosso chefe nos chamar vamos enfrentá-lo de igual para igual, ou quando virmos a Marisa Cruz no Lux, vamos a ela (vão vocês) como gato ao bofe.
E perguntam, como vou conseguir vencer o medo e olhá-los de igual para igual?
Há duas formas: a primeira é relativizar a importância da pessoa
O Presidente que para nós é um mais que tudo, num contexto mais global é quase tão bardasquito como nós. Acima dele há ainda o Country Manager da Network, o Region Manager, o CEO para a Europa e ainda o Chairman Internacional e podemos também considerar os secretários de estado , os chefes de gabinete, os ministros os adjuntos de ministros do governo nacional, os presidentes de outra empresas mais importantes e ainda todos os grandes líderes mundiais, etc. Quem é o presidente de uma empresa portuguesa ao pé do Xeique Arasam Bualí. Ninguém. É quase tão irrelevante como nós. É claro que isto nos faz também ser ainda menos importantes , e isto pode mandar abaixo a nossa debilitada auto-estima, mas há muito mais gente para baixo de nós e do nosso presidente do que para cima. Para baixo temos a grande maioria da população portuguesa, dos países do terceiro mundo e por aí fora. Num contexto mundial estamos em termos de rendimentos e de importância hierárquica muito mais próximo do nosso presidente da companhia do que de um qualquer habitante do Burkina Fasso. Quando ele vos chamar, já sabem, ele não vale nada. Ele é um grão de areia, ele é um átomo, um quasar no universo. E nós somos só um bocadinho piores do que ele.
Este raciocínio vale para toda a gente. Quem é a Marisa Cruz quando há no mundo a Elle Mac Pherson? Ou da Scarlett Johansson?? Aqui o problema é que podemos olhar para o lado e pensar, quem é a nossa mulher ao pé da recepcionista lá da firma. Mas quanto a isso, não há nada a fazer.
A Segunda forma é mais prosaica mas igualmente eficaz.
Imaginem uma dessas gajas boas. Pode ser a Luísa Beirão. Olham para ela e pensam, Esta mulher nunca olharia para mim. É Mentira. Ela é igual a todos nós. Imaginem-na à noite. Vai-se deitar, cheia de cremes com o cabelo preso com uns ganchos da loja do chinês. Adormece e começa. por se babar. Depois ressona. E talvez até solte um flato. Quando acorda está estrebuchada e com a cara amassada pela almofada. Na bochecha esquerda ficaram marcados os botões do telecomando da televisão que se esqueceu de retirar quando adormeceu à noite a ver o TVShopping. Acorda. Vai para a retrete e deita fora em esguicho o resultado das papas que andou a comer para emagrecer. E leva quase uma hora até sair da casa de banho com aquele ar fantástico que nos habituamos a ver. Por isso, quando chega a hora da verdade, ela é igual a nós: dorme, arrota, bufa, vomita-se, e até se calhar uma das vezes que foi defecar rompeu o papel higiénico e espetou o dedo no rabo cheio de fezes. É claro que quando se tem um metro e oitenta e 90, 60, 90 até na retrete se tem algum estilo, mas se lhe se virmos a coisa com olhos de gente quando estão no sofá a dormir de boca aberta não há grande diferença entre elas e a nossa parceira. Isto aplica-se também ao nosso chefe. Quando ele vos vier com conversas sobre o vosso desempenho, imaginem-no na sanita agachado, encarnado pelo esforço e a evacuar daquelas fezes líquidas que fazem barulhos ao sair e sujam a sanita de cima a baixo.
Quanto ao tal gajo que se acha importante e é um Zé Ninguém, e que vai lá debitar umas verdades na firma, deixem-no estar. Ele representa, talvez, máximo que qualquer um de nos pode atingir.

1 comentário:

Kinder disse...

Olha aqui está uma entrada com estilo. sim senhor. Uma boa ideia, bem explorada.