A vida é como os interruptores, torneiras, tectos falsos, soalho flutuante ou salmão fumado:
ela acontece apenas uma vez. E como não sabes quanto tempo tens, aproveita este segundo para falares dela.
segunda-feira, janeiro 09, 2006
Brincar ao peão
Não é que veja muita televisão mas no outro dia estive a ver uma reportagem no Telejornal e quando dei por mim estava indignado. A reportagem intitulava-se qualquer coisa como “Como é cruel ser-se peão neste país”. E o que é um peão? Um peão é um palerma que faz a sua vidinha a pé nas ruas destas cidades e que pensa que o mundo gira à sua volta. O peão é um atrasado mental que adopta a postura do desgraçado, do perseguido, do “abaixo o capitalismo” só porque ou não tem jeito nenhum para conduzir ou porque o ordenado não dá para tudo e só pode andar de transportes públicos que não são nada maus hoje em dia. Estava eu a falar sobre a reportagem. Rezavam assim alguns depoimentos: “Prontos’, atravessamos nós aqui nas passadeiras e os carros não têm cuidado nenhum, andam a mais de 100km/h dentro da cidade. ‘Inda outro dia, a minha vizinha de 89 anos foi colhida!”; “Não há respeito, os condutores não respeitam nada nem ninguém quando não param nos sinais vermelhos!”. Coitadinhos...são todos tão santinhos, tão inocentes. Quantas vezes vejo eu (que até sou bastante respeitador) velhinhos cheios de artroses, bengalas e corcundas a atravessar as estradas (qual passadeira qual quê!) como se tivessem 20 anos...e ainda refilam quando quase lhes damos uma panada e dizem que não há respeito pela 3ª idade... Quantas vezes vejo eu os peões a atravessarem por entre os carros parados nos sinais como se fosse uma gincana...Quantas vezes vejo eu as pessoas a não respeitarem o semáforo vermelho dos peões porque “parece” que não vem lá ninguém...e vocês? também vêem o mesmo que eu?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Criminoso. Deviam tirar-lhe a carta e cortar-lhe as mãos para que não pudesse tocar num volante nunca mais.
E aproveito para classificar alguns tipos de peões:
O Toureiro - que anda entre as filas de carros a fazer razias a uns e a outros, desviando-se in extremis do acidente eminente.Muito perigoso para as motas.
O Coxinho - que atravessa a estrada, arrastando-se, como se o peso das pernas não o deixasse andar.
O Indeciso - que parece mesmo que vai atravesar e já no meio da estrada, quendo vê um carro arrepende-se, volta para trás, torna-se a arrepender, avança, recua e PÁS.
O Provinciano - anda no meio da estrada de costas para os carros e ignora-os.
O Gordo - acha que não cabe nos passeios e anda a fazer fosquinhas entre os carros estacionados no passeio e o meio da estrada.
O Ceguinho - esse por não ver, merece o nosso respeito
O Queima Semafóros - substima a velocidade com que os carros e motas arrancame resolve avançar, apesar de já ter o bonequinho encarnado. À última da hora, tem que dar uma corridinha.
O Mão Moles - em plena travessia da estrada, deixa cair várias coisas. Interrompe o trânsito enquanto as apanha.
O Fala barato - Vai trocar umas palavrinhas com um amigo parado no semafóro e quando este passa a verde, ainda leva mais 10 minutos a dizer "adeus, adeus".
O Condutor - por guiar, acha que ao atrevessar a estrada, quando vem do lado direito, que tem prioridade. Os outros que lhe batam, que ele aciona o seguro amigável.
O Revoltado - atravessa de qualquer maneira, e quando os carros lhe fazem razias, insulta os condutores e diz-lhes "anda cá, seu cabrão, sai do carro e anda cá". Se o condutor para e vai, eles fogem
O Maralha - tem medo dos carros. Por isso só atravessa a estrada, quando aqueles maralhais que se acumulam nas bordas dos passeios avançam. Como tem medo, atrasa-se um bocadinho e fica sozinho no meio da estrada quando os carros já estão a avançar.
O Que tem Carrófobia - fica parado na berma do passeio com medo de avançar. Quando finalmente avança, tem um ataque de panico no meio da estrada e tem que srer removido pela polícia municipal.
O Manifestante - bloqueia os carros com o seu corpo, lutando assim por causas distintas como "a Proliferação das armas nucleares nos países em desenvolvimento".
É dar-lhes pontos como no pinball e apontar para a bola extra...Pode ser a última vez que conduzas, mas há de passar muito tempo até alguém conseguir ultrapassar a tua pontuação...
Para além de cortarem as manitas a este senhor, deviam era confiscar-lhe o fondue de chocolate.
Porquê? Estará o Senhor Kinder Surpresa com medo de ser fundido?
Estará o anónimo a confundir-me com chocolate? E já agora de que grão? Venezuelano, de são tomé, da costa rica? E se já agora, serei de 70%, 80% ou 100% cacau?
O Kinder só há um, de chocolate (de leite) e mais nenhum! Mas pela qualidade demonstrada neste blog, 50% de cacau e muito açúcar, como o chocolate espanhol...
o Kinder surpresa, pelo que sei, se for de chocolate é daquele de alfarroba...
Qual alfarroba, esse chocolate do Kinder é tão mau que até já está na lista dos produtos proibidos elaborado pela Organização Mundial de Saúde. Mas não só, o hálito do Reinu também lá está e o líquido viscoso vertido pelas micoses de Se Faz Favor. Foi o que eu ouvi dizer...
lembrei-me de mais um tipo de peão, muito interessante: O Passa ao Lado. Deste tipo de peão há duas espécies. O Passa ao lado inteligente e o negligente.
O Peão Passa ao Lado é aquele que passa mesmo ao lado da passadeira, ignorando-a. O Inteligente passa entre o carro e a passadeira. Assim, se levar uma passa de um carro, cai dentro da passadeira e torna muito difícil ao condutor, provar que o atropelou fora desta. O Negligente atravessa do lado contrário da passadeira o que revela não só a sua falta de respeito, mas também de inteligência.
Enviar um comentário