segunda-feira, agosto 28, 2006

Descoberto um Novo Grupo Social!

Vim de férias com alegria e com a certeza de ter descoberto um novo grupo social, que já andava a observar há tempos.
São os Grunhos (Grunhis Portuguesis Reinus).
Este grupo que eu descobri, é fascinante. Desconfiei da sua existência na concentração de Faro, onde havia enorme grupo deles (eu próprio, estava a grunhificar-me) e como não os consegui classificar, conclui que tinha que ser um novo grupo. Decidi chamá-los de GRUNHOS, devido em parte aos sons que emitem: os grunhidos. Decidi também estudá-los e ver se eram mesmo um novo grupo. Agora, depois das férias do verão, tenho a certeza que sim e confirmei as minhas suspeitas de Faro. Os Grunhos são uma nova entidade tribal. Os Grunhos são diferentes. Um grunho macho é um “Pá” e um Grunho fêmea é uma “Gaja”. Os Grunhos são uma evolução dos broncos. São uns tonhos barulhentos, uns bardasquitos com algumas roupas de marca. Os Grunhos não são todos iguais entre si. Não têm uma identidade colectiva. Podem ter um ar mais ou menos gajo do tunning, ou um ar mais ou menos gajo fashion do Barreiro, ou até um ar mais ou menos qualquer coisa fatela. Por isso, é difícil visualmente perceber quem é Grunho. O Grunho distingue-se porque está sempre num grupo muito unido – um Grunhido. Os elementos de um Grunhido têm algumas características comuns: tatuagens , cabelos trabalhados (pode ser espetado em cima e rapado de lado, ou comprido com um rabo de cavalo, ou com gel), falam aos gritos e estão também muitas vezes na marmelada uns com os outros. Os Grunhos são novos, estando entre os 16 e os 35 anos de idade. Quando em família, os Grunhos fazem piqueniques à beira das estradas movimentadas (tipo IP’s). Mas, o que faz um Grunho ser Grunho, é o estar em grupo. Enquanto por exemplo, o bronco é tímido e recatado, o Grunho em grupo é barulhento e espalhafatoso. O Grunho na praia, está sempre a jogar futebol ou raquetes e grita muito. Nos concertos, o Grunho também se evidência porque dança freneticamente com o seu grupo, e faz móche mesmo num concerto dos GNR.
Os Grunhos vivem maioritariamente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A saber: Almada, Amadora, Oeiras, Cascais, Queluz, etc.; Maia, Gondomar, Valongo, V.N. Gaia, etc. Gostam de ver programas voyeurs tipo BigBrothers, Quinta das Celebridades , adoram concentrações e concertos de verão. Lêem revistas de tunning e a Bola eles, e elas a Maria e a Nova Gente. Nota importante: O Grunho compra perfume nas grandes superfícies.
Outra particularidade do Grunho é que tem uma linguagem pouco desenvolvida. Como tal, quando falam entre si, têm conversas circulares. Exemplifico com algumas conversas reais que presenciei de Grunhos.
Concentração de faro, onde sem querer acampei no meio de um grupo de Grunhos. De manhã, ao acordar, um Grunho falava com os restantes elementos do seu Grunhido.
Pá – Francisco Manuel pá, dormiste fixe?
Pá2 – Yá, dormi fixe.
Pá - José Francisco, pá, dormiste fixe?
Pá3 – Yá, dormi fixe.
Pá – Laura Maria, dormiste fixe?
Gaja – Yá, dormi fixe.
Outra conversa, quando se iam deitar.
Pá4 – Pá, Sebastião, tu basaste. Tá mal.
Pá – Yá, perdi-te. Fui cagar.
Pá4 – Pá, Sebastião, tu basaste. Tá mal.
Pá – Yá, perdi-te. Fui cagar.
Durante a noite, ouviu-se vindo de uma tenda.
Pá6 – Maria do Mar, peidaste-te.
Gaja – Yá, pá, tava com vontade.
Pá6 – Lourenço, a gaja, cagou-se.
Pá – Fixe.
Pá6 – Maria do Mar, peidaste-te fixe.
Gaja – Yá, tava com vontade, peidei fixe.
Já na praia, este verão, uma outra conversa vinda de um Grunhido de cerca de 15 Pás e 3 Gajas, que abancaram a meio metro do meu guarda sol, com os seus 3 pára ventos, seis guarda sois, 2 lancheiras e 4 papagaios daqueles em forma de asa delta.
Pá- O Gajo tinha um cão fixe, todo preto.
Gaja – Que fixe.
Pá – Mas era mesmo preto, não tinha branco.
Gaja – Fixe, todo preto.
Pá - Sim, sem castanho, todo preto.
Gaja - Fixe. E não tinha malhas?
Pá – Era todo preto.
Gaja – Fixe. Curto preto.
Pá – Este era todo preto
O mesmo grupo, na praia, uma outra conversa.
Gaja – Quiquinha, vou depilar os sovacos, ajudas?
Gaja 2 – Fixe. Pede à Joana, que eu tou a depilar as pernas com a pinça.
Gaja – Patuxa, vou depilar os sovacos, ajudas?
Gaja3 – Fixe. Pede à Amêndoa, tou a tirar borbulhas ao Pá.
Gaja – Pá, vou depilar os sovacos, ajudas?
Pá – Fixe. Ajudo. Não queres depilar a pintelheira?
Grunhido (todos) - Fixe.
A Jogar à bola.
Pá – Não me passas nunca a bola fixe, para eu marcar fixe.
Pá2 – Yá, não consegui.
Pá – Tá mal, não me passas nunca a bola fixe, para eu marcar fixe.
Pá2 – Yá, não consegui.
A Jogar raquetes.
Pá – Não me passa a bola fixe nunca, para eu marcar fixe.
Pá2 – Yá, não consegui.
Pá – Não me passa a bola fixe nunca, para eu marcar fixe.
Pá2 – Yá, não consegui
O Grunho representa um novo tipo de homem. Mais inculto, mais feio, mas cheio de auto-confiança. Um ser gregário. Um ser à frente. O Grunho é na sua essência o Verdadeiro homem do séc. XXI.
O Grunho é um novo tipo de homem: é o Mitrosexual!. *

*Apesar dos exemplos aqui apresentados serem reais, os nomes foram trocados, para não revelar sem autorização, as identidades dos intervenientes. Os nomes utilizados, partem do meu imaginário, uma vez que não tive oportunidade de estudar a fundo quais os nomes mais utilizados dentro deste novo estrato social. No entanto, acho-os bastante credíveis.




6 comentários:

Mitra disse...

Fixe, man. Estou a ver que estiveste pratcamente de férias nos mesmos sítios que eu. Foda-se, ca fixe.

Kinder disse...

Quem foi o grunho que foi a faro, quem foi?

Anónimo disse...

já vi exemplares. aposto q se chamavam mesmo assim, apesar de ser tratarem indiscriminadamente por "bazuca", "kikinha", "atrasada/o", "então carlho", "tá-se caralho", "meu"... também é muito curioso e fértil ouvir os telefonemas deste grupo: "tão bro, what's up, men? ya, tou aqui na tenda, mas vamos basar pó pé do people, ya"

Reinu disse...

Caro anónimo,
lamento informar mas os grunhos apesar de serem grunhos, não dizem muitos palavrões.
Quanto a utilizarem termos em inglês, tão pouco o fazem porque os desconhecem.
Mitra, fixe curtia conhecer-te fixe!

Sérgio Mak disse...

Mas, muitos desses espécimes podem ser visitados diariamente, em exposições itinerantes que percorrem Lisboa inteira e que dão pelo nome de transportes públicos.

Poderão n exibir os mesmos comportamentos que adoptam em período de férias, mas continuam a ser merecedores de um extenso estudo social...

Mitra disse...

Eu saco berlinaites das jorelhas com a bela da unhaca e enrolo. Bate lá esta, ó grunho!