quarta-feira, agosto 09, 2006

Entre o Ser e o Ter, venha o Ler.

Confesso que invejo certas pessoas que vistam este blog e que deixam a sua marca nos posts. Muitas vezes com conteúdos que me deixam não só envergonhado pela sua grandiosidade literária mas também com aquele calafrio no pescoço de quem tem o cérebro atrofiado e tacanho, mal se depara com palavras frescas e repletas de sabedoria.
Por isso, mergulhei dentro de mim mesmo, perdi-me dentro da imensidão do meu próprio oceano e nadei em águas turvas sem vislumbrar fauna e flora. Nadava em águas contaminadas, enquinadas, fétidas. E quando emergi para respirar percebi que precisava de mudar todo um comportamento. Evitar temas mundanos, inúteis, inócuos.

Não quero ser o farol mas deixem-me ao menos ser uma pequena luz neste mar. Quero viver e respirar cultura, quero falar de livros, estórias, autores, por isso decidi fazer agora uma primeira incursão nesse mundo fantástico, embora dantesco, da literatura.

Vamos iniciar com um autor fácil: Umberto Eco. Recentemente tive a oportunidade de ler atentamente o seu último livro, um livro onde a amnésia, o nevoeiro e a História unem-se numa prosa muito característica do autor e facilmente identificável noutras obras. Porquê amnésia e nevoeiro? Porque estas são as duas coordenadas de todo o livro, numa teia dramática de procura do Eu perdido devido a um acidente de viacção, num tempo entre o actual e o vivido pelo personagem quando criança em pleno período de Mussolini. È um livro completo embora complexo. Muito já foi dito pelos críticos mas eu gostaria de o explanar de uma forma diferente e mais identificativa com a minha pessoa: ò Umberto, enrola a merda que escreveste e que me obrigaste a ler até ao fim e enfia-o pelo teu Eco acima!

24 comentários:

Sérgio Mak disse...

Por falar em merda, recomendo Irvine Welsh (ou coisa parecida), o gajo que escreveu o Trainspotting.
O jovem, decerto useiro e vezeiro de droga de qualidade sublime, tem um livro já com uns anitos - Lixo (filth para os mais internacionais), que li na versão original e que nos mostra que por mais queimadinhos que estejamos, há sempre quem nos leve a dianteira.

Entre corrupção policial, vermes intestinais que falam com o autor, sexo legal e ilegal e muitas outras coisas, é uma obra ideal para oferecerem à avozinha no Natal.

Reinu disse...

Vamos lá a ver...a ideia não é ter um blog intelectualoide, até porque é um assunto que desconheço e para o qual o kinder, por mais que lhe custe, não está apto a descorrer. Voltemos, tranquilamente, serenamente, para os temas mundanos, banai e triviais.
Quanto a livros, gosto. Daqueles com bonecos.

Kinder disse...

Caro leitor Mak,
Quanto ao autor que refere posso ainda indicar o livro "Porno" que é a continuação do "Trainspotting" exactamente com os mesmos personagens mas 10 anos depois.
Li ainda a "Cola" do mesmo autor e é mais do mesmo. Em Londres acaba de ser publicado mais um livro de Welsh mas à custa de temas para falar, o autor desta vez enveredou pela gastronomia. Curiosamente, o livro em Inglaterra estava disponível em 3 capas diferentes e à escolha do freguês. Um luxo.

Sérgio Mak disse...

com molhos à escolha, tal como as capas

Reinu disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitra disse...

Tudo à molhada, é o que é.

Reinu disse...

porra, isto mais parece um chat room!

Reinu disse...

Há para aqui gente mal intencionada, que quer usar este blog para promover encontros de cariz sexual. O Conceito que fez nascer este blog, não tem nada a ver com isso. Mas um conceito é uma coisa tão vã e tão abrangente.

Carla Ferreira de Castro disse...

Bem Mak e Se Faz Favor... Estou petrificada de surpresa. Eu vinha a este blog como alguns vão à bola... Sentam-se mandam uma bocas e no final voltam, a casa à sua vida completamente diferente... Mas, eis que vejo referências a Welsh e a Ellis e fico pasmada... Aposto que o Mak já leu o Nick Hornby. Enfim, por mais que tentem e por mais que me custe dizê-lo, (pois sei que vos estou a magoar) vocês não são assim tão parvos. Nem mesmo tu Reinu e quanto ao Kinder já se sabe que não é a utilização de vocábulos como "merda" e "eco" que lhe tiram o brilhantismo de uma fulgurante carreira nos estudos literários. Não falem é da Margarida Sei Lá, senão arriscam-se a uma providência cautelar.

Reinu disse...

Cuca, essa do "nem mesmo tu" pareceu-me um pouco depreciativa, ou seja, deixa-me deprimido e sem iniciativa.
Quanto a dares graxa ao kinder, cheira-me que queres vir escrever para este blog de sucesso que contrasta com o teu. Aviso-te já que o kinder é mais de dar graxa do que levar. E um activo da graxa.

Sérgio Mak disse...

Ia publicar agora uma dissertação sobre "O lobo da Estepe" do Herman Hesse, mas perante algumas considerações feitas sobre a minha pessoa, ou pelo menos sobre o nick atrbuído à minha pessoa, eis que me sinto inseguro...

Vou ali ler um livro da Rita Ferro, para recuperar a confiança

Carla Ferreira de Castro disse...

Não Mak, não faças isso.
Se queres algo mais povo, lê antes a Fátima Lopes (a da TV)que tem um livro recomendado pela dica da semana com o título apelativo Amar-te depois de Amar-te. Não há toalha na areia que se preze que não tenha um atirado...

Mitra disse...

Eu gosto de ler o Jornal da Região. Mas a Dica da Semana também não é má leitura, não senhora.

Carla Ferreira de Castro disse...

É engraçado como há algo nas palavras de Mitra que me lembra o Kinder... Será só impressão?

Reinu disse...

Se for da impressão, pode ser que tenha excesso de majenta?
O kinder tem dupla personalidade. Numa é um gajo que escreve sobre coisas inúteis, manipulador , graxista e convencido. Na outra, também.

Unknown disse...

Por isso é que é uma surpresa, mas vocês agora gostam de comentar muito... parece que cada post se tornou conversa de mesa de café!

Mitra disse...

O Kinder é um mitra. Mas não é o Mitra.

Sérgio Mak disse...

Mas um Kinder numa mitra teria a sua piada.

Todavia, as metades de nomes de chocolates parecem ser neste momento a moda por estas bandas...

Kinder disse...

Ó Mak, descobri que afinal você é um docinho para bodybuilders. Vai lá ber!


http://www.bodybuilding.com/store/mak/all.html

Reinu disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Reinu disse...

kinder, o mitra!

se eu sou um todo,
O mitra é um resto,
se eu mereco afecto,
o mitra é um dejecto,
se eu sou culto,
o mitra nada sabe,
se eu sou um Deus,
ele é o adeus,
se eu sou um Ponto,
ele é o final,
se eu sou demais,
ele está a mais,
se eu sou vencedor,
ele só sente dor,
se eu sou poderoso,
ele é horroroso,
Se eu sou tão inteligente,
ele nem é bem gente,
se eu sou forte,
ele é um trote.
Se eu sou o reinu,
Ele é Mitra.

Carla Ferreira de Castro disse...

Caros Kinder,Se faz favor e Reinu:
Quem vos ajudará a pensar quando estiver ausente?
(Kat podes acumular funções na última quinzena de Agosto?) Detestaria ter de cancelar a viagem para a Polinésia Francesa... mas se esse for o preço por outro momento lírico do Reinu, vou já ligar para a agência de viagens

Reinu disse...

Se a cuca quer a cuca tem.
Desmarque lá as férias para a Polinésia e vá nates para o Algarve.

O mitra não tem amigos,
O mitra desconfia,
O mitra não acredita,
O mitra será sempre,
Um MITRA!


O mitra escarnece,
E um vadio e não merece,
amor, carinho ou amizade,
apenas pena e Bondade,
O Mitra não presta,
e a ele nada lhe resta,
Senão uma casa modesta,
e amigos com piedade,
de ele nem viver na cidade,
mas antes nos arredores,
em horríveis arrebaldes,
em sítios aterradores,
onde não há sanitas mas baldes,
como os que há nos corredores,
das tristes solitárias,
onde o mitra vivia,
antes de subir a cidade,
e neste grupo onde convivia,
ser tratado com dignidade.

O mitra não tem amigos,
O mitra desconfia,
O mitra não acredita,
O mitra será sempre,
Um MITRA!

Mitra disse...

Isto mais parece a letra do Nel Monteiro.