quinta-feira, julho 20, 2006

Viena de Áustria…aquilo é que é.


O prometido é devido. Fui e voltei e aqui estou para prestar testemunho sobre o que vi. Primeiro irei falar sobre Viena de Áustria e depois sobre as outras capitais europeias onde fui. A saber: Praga e passei de comboio em outras cidades. Não me recordo dos nomes porque…estava escrito em estrangeiro.
Aí Viena, Viena…aquilo é que é. Se os alemães já são o que são, os austríacos ainda o são mais. Aquilo está num nível tal, que só comparando com o nosso país dá para vocês (que não estiveram lá como eu) compreenderem.
Em Portugal bebe-se cerveja nuns copinhos miseráveis de 33cl; em Viena são canecas de meio ou de litro. Em Viena não há lixo na rua como em Portugal. Em Portugal há beatas e jornais velhos; em Viena há garrafas de bebidas caras e pontas de charutos. Em Portugal os cães cagam por todo o lado; em Viena só no meio do passeio. Em Portugal o Tejo está cheio de restos de esgotos; já Danúbio só tem resíduos de indústria pesada. Em Portugal os pedintes aborrecem-nos; em Viena estão prostrados no chão de joelhos e são controlados por uma máfia organizada. Em Portugal não há bicicletas para andarmos a passear na cidade (houve um autarca que propôs arrasar as colinas e implementar as ditas biclas). Em Portugal gasta-se energia no ar condicionado; em Viena poupa-se e sua-se muito nas lojas, nos hotéis e por todo o lado. Em consequência deste facto, os Vienenses que poupam muita água, cheiram mal, fedem mesmo. Em Portugal gasta-se dinheiro em portadas nas janelas e em estores; em Viena não, acorda-se às 5 da manhã com o sol nas ventas (levantar cedo e cedo erguer...). Em Portugal os empregados de serviços mal falam connosco; em Viena falam, mas dizem coisas que eu nem quero tentar perceber, mas acho que a minha mãe não ia gostar de ouvir. Em Portugal na rua se fazemos asneira pode ser que alguém timidamente nos chame a atenção; em Viena berram-nos e fazem-nos coisas com os dedos. Em Portugal há em Lisboa cerca de 1 milhão de turistas. Em Viena são 10 vezes mais o que faz da cidade uma animação (nem queiram saber o bom que é). Em Portugal as putas são quase todas brasileiras, checas, croatas, enfim de leste. . Em Viena também, mas são mais baratas e eles têm mais poder de compra. Em Portugal há barracas. Em Viena há prédios abandonados habitados por gente pobre.
Podia continuar, mas dá para ter uma ideia.

2 comentários:

Kinder disse...

Para a proxima vão a Xabregas...estes tipos só se queixam.

Unknown disse...

Desiludida... quando comecei a ler pensei... bolas, este rapaz gostou mesmo de Samora Correia, descreveu fielmente o seu ambiente... mas depois vem com coisas megalómanas de janelas sem estores... Países evoluídos é no que dá, uma pessoa até tem medo de calçar umas sandalias com piuga clara para não ser rotulado de intelectual.